top of page
Buscar

Santa Missa marca os 10 anos do incĂȘndio da Kiss

  • ascom70
  • 28 de jan. de 2023
  • 3 min de leitura

Para marcar os 10 anos do incĂȘndio que tirou a vida de 242 jovens na noite de 27 de janeiro de 2013, a Arquidiocese de Santa Maria realizou, na noite de sĂĄbado, 28 de janeiro de 2023, uma celebração eucarĂ­stica em memĂłria Ă s vĂ­timas, familiares e sobreviventes do incĂȘndio da Kiss.

Unidos em Cristo, da Dor ao Amor, e tomados pela emoção, pais de vítimas, familiares, amigos, sobreviventes da tragédia e demais pessoas que se solidarizam e foram tocados por tamanho sofrimento rezaram pedindo para que esse episódio nunca mais se repita.

Ao longo desses 10 anos, muitos encontraram na fĂ© o amparo espiritual e a força para continuar em pĂ©, lutando por justiça. Ligiane da Silva, que no incĂȘndio perdeu a filha Andriele, agarrou-se na fĂ© para seguir em frente. “Nossa famĂ­lia sempre foi muito devota e eu prometi para minha filha que nunca deixaria essa tragĂ©dia cair no esquecimento. Tem que ser lembrado, tem que ser falado e eu peço a Deus que me dĂȘ forças para seguir”, afirmou.

O Arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar AntĂŽnio Brustolin, ressaltou que foi e ainda Ă© um momento de profunda dor, onde somente a fĂ© pĂŽde dar uma reestruturação naquilo que Ă© possĂ­vel, pois nĂŁo crĂȘ que as famĂ­lias, sobreviventes, tenham se reestruturado completamente. “Perder alguĂ©m sempre Ă© difĂ­cil, e perder da forma, na circunstancia que aconteceu, pessoas jovens, pessoas que tinham um futuro muito grande. Eu creio que dĂĄ um grande desconcerto na forma de compreender a prĂłpria vida. EntĂŁo para muitos, estĂŁo sobrevivendo depois desse momento de grande dificuldade”, disse.

Durante a celebração eucarística foram acendidas 242 velas, que continham o nome de cada uma das vítimas que tiveram a vida ceifada na noite de 27 de janeiro de 2013. Juntos, os presentes caminharam em procissão até a Capela das Velas, na Basílica da Mãe Medianeira e finalizaram suas oraçÔes silenciosamente.

A missa foi transmitida ao vivo pelo Facebook da BasĂ­lica da Medianeira e, tambĂ©m, quem nĂŁo pode comparecer presencialmente, acompanhou o ĂĄudio pela RĂĄdio Medianeira, na frequĂȘncia 102.7. A Santa Missa foi realizada na BasĂ­lica de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, em Santa Maria.





TV Aparecida


Em reportagem exibida pela TV Aparecida na quinta, dia 26 de janeiro, familiares, profissionais da saĂșde e segurança que atuaram juntos no dia do incĂȘndio, e religiosos da cidade, falaram sobre o quanto a fĂ© fortalece e tem auxiliado nesta longa caminhada.

Na Ă©poca do incĂȘndio, o Papa Francisco se comoveu com a situação enfrentada na cidade e durante a Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro, disse Ă  Dom HĂ©lio Adelar Rubert, hoje Arcebispo EmĂ©rito de Santa Maria: “Tomar a Cruz, seguir Jesus e ir para frente”. E isso Ă© feito atĂ© hoje.

Dom Leomar AntĂŽnio, Arcebispo de Santa Maria afirma: “É indispensĂĄvel, especialmente nĂłs que somos cristĂŁos, dar a dimensĂŁo pascal: do calvĂĄrio para a ressureição, da cruz para a vida, da dor transformada em amor. SerĂĄ que nĂłs conseguimos fazer isso? Se olhamos para os grandes mĂ­stico cristĂŁos, eles passaram por grandes experiĂȘncias dramĂĄticas, mas eles ressignificaram tudo isso. Eu creio que essa Ă© a grande tarefa da Igreja aqui em Santa Maria.”

Ainda, ele acrescentou que os olhos que viram o que aconteceu, a tragĂ©dia, nĂŁo tem como esquecer. Segundo ele, isso marcou e deixou bastante dolorida a auto estima de muitas pessoas e atĂ© da cidade. “De fato acho que nĂŁo podemos perder a memĂłria do que ocorreu para podermos tambĂ©m evitar futuras tragĂ©dias e para reverenciarmos o que aqui se passou”, finalizou Dom Leomar AntĂŽnio.


O incĂȘndio da Kiss


Ocorrido na madrugada de 27 de janeiro de 2013, o incĂȘndio na Kiss tirou a vida de 242 pessoas e feriu outras 636. A tragĂ©dia foi considerada a segunda maior do Brasil em nĂșmero de vĂ­timas em um incĂȘndio e a maior do Rio Grande do Sul. Esse foi o maior desastre ocorrido em casas noturnas no mundo.

 
 
 
fundo2.png

Endereço: Av. Nossa Senhora Medianeira, 631 -  Medianeira

                       Santa Maria - RS, CEP 97060-001

​Telefone: (55) 3027-5733 | WhatsApp: (55) 99930-8052

E-mail: basilica@arquism.com.br

HORÁRIOS DA SECRETARIA: 

De segunda a Sábado das  8h às 12 h e das 14h às 18h

Colabore! PIX (e-mail)  basilica@arquism.com.br

©2025 Atualizado por Pascom Basílica Medianeira. Criado por Sulpoa

bottom of page