Conheça o Santuário
Imagem de Nossa Senhora Medianeira
A imagem de Nossa Senhora Medianeira está localizada dentro da Basílica. A imagem foi pintada por Ida Stefani a partir de um pequeno santinho trazido da Bélgica.
É o local mais visitado dentro do Santuário. Através da imagem de N. Sra. Medianeira as pessoas fazem os seus pedidos, orações e agradecimentos. Milhares de fiéis relatam ter alcançado inúmeras graças concedidas por Nossa Senhora Medianeira, em especial na forma de milagres. Por isso, sua imagem é considerada milagrosa.
O espaço funciona todos os dias, das 8h às 18h.
Capela do Santíssimo
A Capela do Santíssimo está localizada dentro da Basílica da Medianeira. É lá onde está o sacrário em meio a uma decoração rica em detalhes e em meio ao belo colorido dos vitrais.
Toda quinta-feira, às 15h 30 há a chamada "Adoração ao Santíssimo” que consiste em missa com exposição do Santíssimo, adoração e benção. As pessoas podem rezar nessa capela antes e depois das missas.
O espaço funciona todos os dias, das 8h às 18h.
Vitrais da Basílica
Os vitrais estão localizados dentro da Basílica. Os vitrais contam a história da devoção à Medianeira, do Santuário, das Romarias e da construção do Altar monumento. Eles são uma obra de Emílio Zanon, já falecido e que era natural da cidade de Guaporé -RS.
O espaço fica aberto ao público todos os dias, das 8h às 18h.
Altar Monumento
O altar monumento está localizado no Parque do Santuário. É o espaço destinado para a realização das Romarias. Assim como para a realização de grandes eventos.
Fonte Nossa Senhora Medianeira
A fonte de água da Medianeira está localizada no pátio do Santuário. Ela foi inaugurada no dia 12 de outubro de 2018 e foi construída graças a doações. Além de oferecer água a
Capela das Velas
A capela das velas está localizada no Parque do Santuário e é considerada um dos locais mais visitados do Santuário. É para lá que se dirigem as pessoas que desejam acender velas, fazer preces, orações e conectar-se com Deus. Dentro da capela são encontradas velas nas suas mais variadas formas e tamanhos.
O espaço funciona todos os dias, das 8h às 18h.
Ginásio de Esportes
O ginásio está localizado no Parque do Santuário. O espaço é destinado para a realização de eventos e atividades físicas. Saiba mais!
Visitação Basílica Nossa Senhora Medianeira
Santa Maria é uma cidade linda e cheia de atrações. Dentre elas, está o turismo religioso que é muito relevante para a cidade. Inúmeros peregrinos vêm para o município a fim de conhecer este espaço. Rezar e agradecer. A cada ano, o número de visitantes aumenta. De acordo com a Organização da Romaria de 2019, a que ocorreu com a tradicional procissão a pé, houve a participação de cerca de 450 mil fiéis. Por isso, para cumprir e desenvolver sua missão de bem acolher a todos e manter a boa organização o SANTUÁRIO BASÍLICA DA MEDIANEIRA solicita PRÉVIO AGENDAMENTO DE EXCURSÕES.
O agendamento poderá ser realizado por TELEFONE: (55) 3027-5733, WHATSAPP: (55) 99924-1030 ou E-MAIL: basilica@arquism.com.br
Cristo Mediador
O Cristo Mediador está localizado na parte interna da Basílica. É o filho da Medianeira e os seus braços abertos tem como finalidade acolher e abraçar os fiéis que vêm ao Santuário.
O espaço funciona todos os dias, das 8h às 18h.
Cripta
A Cripta foi construída toda em pedra basalto e é considerada o primeiro Santuário. Lá encontra-se o túmulo dos bispos que impulsionaram a devoção à Nossa Senhora Medianeira, Dom Ivo Lorscheiter e de Dom Érico Ferrari. Ali também está o Memorial do Pe. Inácio Vale, iniciador da devoção à N. Sra. Medianeira.
Na Cripta também há as imagens de Nossa Senhora dos mais diferentes Santuários, trazidas em várias romarias. Destaca-se a “Madonna Della Salute”, que foi trazida da Itália pelo seu patriarca Dom Albino Luciani. Também há o Altar de Santo Ivo (Patrono dos Advogados), relíquia de Santo Ezequiel Moreno, ossário e o quadro com a Consagração do Município de Santa Maria à N. Sra. Medianeira.
Salão Paroquial
O salão paroquial fica no parque do santuário, possui cozinha própria e churrasqueiras. Além disso, é ali onde ocorre a comercialização de produtos (risoto, churrasco, maionese, galeto, polenta e doces) e também é destinado para a realização de eventos.
Sinos
Os sinos automáticos estão localizados no parque do Santuário. São dois sinos, o maior deles tem cerca de 80 anos e é de fabricação alemã e o menor foi uma doação dos Irmãos Maristas, por ocasião do jubileu do ano 2000.
Os sinos tocam todos os dias às 06h e às 12h. Além desses horários, tocam 30 min antes das missas.
Ossários
Os ossários estão localizados junto à Cripta e é o local destinado ao armazenamento de ossos humanos após a morte. A sua estrutura é vertical e os ossos ficam em gavetas lacradas.
O espaço funciona todos os dias, das 8h às 18h.
Salão de Festas
Além do salão paroquial, o Santuário possui um salão de festas com cozinha e churrasqueiras próprias. É possível alugar para a realização de eventos como, por exemplo, festas de casamento, aniversários, batizados, confraternizações, 15 anos, entre outros.
Monumento aos 300 anos Aparecida
No parque do Santuário há um monumento em homenagem aos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, dedicado a reforçar o sentimento de devoção à Padroeira do Brasil. O monumento foi uma doação de devotos de N. Sra. Medianeira e N. Sra. Aparecida.
O espaço funciona todos os dias, das 8h às 18h.
Monumento da Bíblia
O Monumento da Bíblia está localizado no jardim, em frente a Basílica. Ele é uma lembrança do Concílio do Vaticano ll, o qual devolveu a bíblia nas mãos do povo.
O espaço funciona todos os dias, das 8h às 18h.
Fabrica de Velas
O Santuário Basílica da Medianeira possui uma fábrica de velas. São produzidos os mais diferentes tipos de velas, desde velas comuns, de metro, de 7 dias, quadradas, redondas, de santos, círio, batismo, comunhão, entre outros. É possível comprá-las na Secretaria da Basílica.
Parque da Medianeira
O parque da Medianeira possui uma grande área-verde, é livre de edificações e é aberto ao público. Aos finais de semana costuma receber grande quantidade de pessoas que vão ao parque em busca de lazer e descanso.
O espaço fica aberto ao público todos os dias, das 8h às 18h.
Museu de Pe. Ignácio Valle
Pe. Ignácio Valle foi o grande incentivador e iniciador da devoção à N. Sra. Medianeira. Por isso, foi criado o Museu como forma de homenagem e agradecimento por tudo que ele fez.
O Museu conta com boa parte de material doado, além de objetos que pertenceram ao Padre Valle, a exemplo das vestimentas sacerdotais, exposição fotográfica sobre fatos históricos, entre outros. Está situado dentro da Cripta, próximo ao memorial de Pe. Valle.
O espaço funciona por agendamento.
Responsável pela criação e organização do Museu: Dinara Xavier da Paixão
Capela das Confissões
Os espaços para confissões ficam dentro da Basílica e foram planejados para atender as necessidades de quem vai utilizá-los. O espaço funciona de Terça-feira à Sexta-feira.
Residência dos Padres
Local onde residem os padres que trabalham no Santuário e os que estão de passagem.