top of page

Dom Leomar participa da posse do novo Bispo da Diocese de Cruz Alta

No último domingo, dia 21 de maio, o Arcebispo de Santa Maria esteve presente na celebração de posse do novo Bispo Diocesano da cidade de Cruz Alta-RS: Dom Nélio Domingos Zortea. A missa foi inicialmente presidida por Dom Leomar Brustolin, também Presidente do Regional Sul 3 da CNBB, que após entrega do Báculo, passou a presidência à Dom Nélio.

Bispos de todo o Regional Sul 3 e também de fora do estado, padres, diáconos e religiosos da Diocese de Cruz Alta, de dioceses do regional e também da Diocese de Jataí, se fizeram presentes para, junto a comunidade, acolher com alegria o 5º Bispo da Diocese de Cruz Alta.

Dom Leomar destacou a alegria do povo ao receber o novo Pastor: “Tenho certeza de que o clero, os religiosos e religiosas, e o laicato estão muito felizes porque, com o novo Pastor, vem, também, o zelo pastoral, a administração de todas as missões que existem na Diocese. Que Cruz Alta continue sendo uma Diocese bem cuidada, bem pastoreada e que Deus conduza os passos de Dom Nélio”.

Em sua primeira homilia como Bispo Diocesano de Cruz Alta, Dom Nélio pediu um momento de oração por Dom Adelar Baruffi, seu antecessor, que está se recuperando de problemas de saúde. As orações foram a Nossa Senhora de Fátima, a Santinha, como carinhosamente o povo se refere ao falar de Nossa Senhora de Fátima do Santuário Diocesano. Dom Nélio destacou ainda que veio “para servir ao Senhor. Ele nos enviou para que possamos exercer nossa missão de convidar e anunciar a Boa Nova, de convidar as pessoas para que, de fato, sentam-se tocadas pela mensagem de Jesus”, destacou o bispo, que finalizou dizendo: “Como já disse, um Papa há muito tempo atrás: ‘como é bom ser bom’”.

O presidente da CNBB e do CELAM (Conselho Episcopal Latinoamericano y Caribeño), Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre, também concelebrou a missa e deu as boas vindas ao novo Bispo. “Que o povo possa cuidar bem deste Pastor e que este Pastor cuide bem deste povo trabalhador, dedicado, espirituoso, marcado por tantas iniciativas. Que tu possas ser, junto a este povo, uma presença paterna, uma presença de irmão, mas também uma presença de mestre, que mostra caminhos, que inaugura iniciativas para que o Reino de Deus possa crescer e se expandir. Que não te falte a graça e o apoio dos irmãos”, disse.

Ao final da missa, Dom Nélio recebeu homenagens das diversas representações diocesanas. Após, todos foram recepcionados em um coquetel, servido no salão paroquial da Catedral, onde o Bispo foi recebido com muitas palmas e alegria do povo que, há cerca de um ano e meio, aguardava pelo seu novo Pastor.



Com informações da Diocese de Cruz Alta e fotos do Regional Sul 3/CNBB

تعليقات


bottom of page