top of page

Santa Missa em comemoração ao Dia do Médico

Atualizado: 20 de out. de 2023

No dia 18 de outubro, a Igreja comemora o Dia de São Lucas, um santo que em vida foi médico e, por isso, é considerado o protetor dos médicos pelos católicos.


São Lucas, padroeiro dos médicos na religião católica, foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, escrevendo também o livro dos Atos dos Apóstolos. Em ordem cronológica, seu evangelho é o terceiro.


Considerado patrono dos médicos desde o século XV, ele teria estudado Medicina na Antioquia, cidade onde também teria nascido. Ele teria vivido no século I d.C., mas não se sabe com exatidão a data de seu nascimento, bem como a data de sua morte.


Mesmo sem provas documentadas, para a Igreja, existem provas indiretas de que ele foi médico, sendo possível encontrar as principais delas na própria Bíblia. Referências históricas também dizem que Lucas foi um médico bondoso, altruísta e que se dedicava aos seus pacientes.


Na Arquidiocese de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin celebrou uma missa especial realizada na Catedral Metropolitana de Santa Maria.


Veja fotos:


Texto e fotos: Cristiana Bonini/Pascom

Komentarai


bottom of page