top of page

Missas em sufrágio para Papa Bento XVI são realizadas pela ArquiSM

Em memória do Papa Bento XVI, falecido no dia 31 de dezembro de 2022, foram realizadas duas celebrações em sufrágio, organizadas pela Arquidiocese de Santa Maria, nos dias 04 e 05 de janeiro de 2023. Na quarta-feira (04), a Santa Missa foi realizada na Basílica de Nossa Senhora Medianeira às 18h, e hoje, quinta-feira (05) foi na Catedral Metropolitana de Santa Maria, às 12h.

De acordo com o Arcebispo Metropolitano, Dom Leomar Antônio Brustolin, o Papa Bento se distingue excepcionalmente por seus escritos, pois foi um grande estudioso, teólogo e escritor. Em ambas as celebrações religiosas que foram presididas pelo Arcebispo, ele trouxe nas homilias, trechos de livros escritos por Bento, como a encíclica “Deus caritas est”. Neste texto, Ratzinger trata fundamentalmente do amor divino para com o ser humano.

Nas palavras de Dom Leomar: “A morte possibilita o encontro mais importante da nossa existência: conhecer aquele que nos criou. Senhor, nós entregamos em suas mãos a vida do Papa Bento e suplicamos que nós saibamos chegar até o último dia com a lucidez de quem entende que nada é mais importante do que crer em Cristo!”.

 

Papa Francisco


No funeral, que ocorreu na manhã desta quinta-feira, em Roma, o Papa Francisco disse na homilia: “Queremos dizer juntos: Pai, nas tuas mãos entregamos o seu espírito. Bento, fiel amigo do Esposo, que a tua alegria seja perfeita escutando definitivamente e para sempre a sua voz!”.

Para Francisco, Bento XVI cultivou a consciência do pastor que não pode carregar sozinho aquilo que, na realidade, nunca poderia sustentar sozinho e, por isso, soube abandonar-se à oração e ao cuidado do povo que lhe está confiado.




Texto: ASCOM/ArquiSM, com informações da Vatican News.

Imagens: ASCOM/ArquiSM

Comments


bottom of page