top of page

Instituto São José sedia Formação de Preparadores ao Batismo

No último sábado, 03, em torno de 300 agentes da Pastoral do Batismo estiveram presentes no Instituto São José, em Santa Maria, para a Formação de Preparadores ao Batismo.


O evento contou com a participação de padres, diáconos, ministros, seminaristas, religiosas e demais agentes de pastoral de todas as comunidades da Arquidiocese de Santa Maria.

A formação teve início com uma oração presidida pela Irmã Elida Debastiani e ganhou sequência com uma fala do Arcebispo Metropolitano Dom Leomar Antônio, o qual comentou sobre o novo modelo pastoral de preparação, realização e acompanhamento da Celebração Batismal, expondo a nova metodologia e fundamentando teológica e pastoralmente o novo processo que será implantado em toda a arquidiocese a partir de março de 2023.

Depois de um momento de levantamento de dúvidas em relação ao tema, o Padre Rodrigo Cabrera comentou a respeito das normas e orientações canônicas da Igreja para a realização do Batismo.

Na sequência foi projetado um vídeo que exemplificou a implantação do novo método por meio do relato do pároco e de agentes pastorais da comunidade de Guajuviras, próxima a cidade de Porto Alegre.


Ao final das atividades da manhã os participantes da formação acompanharam o testemunho das Irmãs Franciscanas que já atuam com o novo modelo na Pastoral do Batismo em uma comunidade urbana de Santa Maria.


No período da tarde, o Padre Cristiano Quatrin apresentou o livro que servirá como subsídio e irá conter as orientação necessárias aos agentes pastorais em relação a celebração Batismal.

Dom Leomar Antônio realizou ainda uma leitura dirigida deste subsidio e comentou a respeito dos símbolos e ritos do Batismo.

A formação teve fim com um momento para diálogo e encaminhamentos.



Comentários


bottom of page