No dia 17 de junho de 2023, a Arquidiocese de Porto Alegre ganhou mais um bispo auxiliar. Dom Juarez Albino Destro, 56 anos, foi ordenado na Catedral Metropolitana Mãe de Deus, na capital. A celebração foi presidida por Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, concelebrada por Dom Jacinto Flach, bispo da diocese de Criciúma (SC), terra natal de Dom Juarez, e Dom Ângelo Ademir Mezari, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Também estiveram presentes bispos das demais dioceses do Rio Grande do Sul e de outros Estados.
O rito de ordenação episcopal compreendeu a imposição das mãos sobre a cabeça e a oração consecratória, ato que repete o gesto dos apóstolos. Durante a consagração, o livro dos Evangelhos foi aberto e pousado sobre a cabeça do futuro bispo. Em seguida ocorreu a unção da cabeça do eleito com óleo do Crisma, gesto que remonta como o povo de Israel elegia seus líderes. E, contemplou ainda, o momento da entrega das insígnias episcopais – o anel, símbolo da esponsalidade com a Igreja; a mitra, sinal da santidade da Igreja; e o báculo, que representa o cajado do Bom Pastor no cuidado do rebanho.
Dom Leomar Antônio Brustolin, presidente do Regional Sul 3, ao final da ordenação episcopal saudou o novo bispo e, em nome das “18 porções do povo de Deus no Rio Grande do Sul” manifestou a alegria pelo sim generoso e pela chegada de Dom Juarez no Regional.
"Dom Juarez, em nome do Regional Sul 3 da CNBB, nós queremos manifestar nossa alegria em recebê-lo. Pelo sim generoso que foi dado. Eu falo em nome dos bispos das 18 porções do Povo de Deus que estão no Rio Grande do Sul. Bem-vindo! Caminhemos colegiadamente, pois formamos um colégio! Você encontra aqui irmãos e caminharemos juntos. Mas caminhamos também sinodalmente, com esse povo todo do qual nós fazemos parte.
Nós vivemos de sinais e lembre-se que você foi ordenado bispo no ano vocacional, isso não é uma coincidência, é uma providência. Você sabe quanto o Rio Grande do Sul foi celeiro de vocações, mas hoje nós estamos desafiados a uma nova cultura vocacional, e isso não pode dar mais como pressuposto. A sua chegada traz grande esperança para todas as comunidades que estão aqui, especialmente na Arquidiocese de Porto Alegre, mas certamente será pra nós, especificamente para todo o Rio Grande do Sul, uma esperança de ajuda, que tenhamos dias promissores. Desejamos para você um fecundo ministério. Você está entre irmãos, contamos contigo!
Com informações de Arquidiocese de Porto Alegre
Comments