A segunda-feira também contemplou a visita em duas Congregações, três Pontifícios Conselhos do Vaticano e na Secretaria para o Sínodo dos Bispos
A Visita Ad Limina Apostolorum do episcopado gaúcho iniciou nesta segunda-feira (02), no Vaticano. Até sexta (07), o grupo de 23 bispos e padre participará de reuniões e encontros em diversos Dicastérios, Congregações, Conselhos Pontifícios e Comissões. No dia 04 de maio, o episcopado gaúcho também estará na Secretaria de Estado do Vaticano e na quinta-feira, 05, participará da Audiência com o Papa Francisco.
A visita também está relacionada com a apresentação de um relatório sobre a situação da arqui/diocese de cada bispo presente. Este material não consiste em uma prestação de contas, mas em uma partilha da situação de cada Igreja Local.
A Conjuntura Eclesial
O Regional Sul 3 da CNBB compreende o Estado do Rio Grande do Sul e está dividido em quatro Províncias Eclesiásticas, com quatro arquidioceses e 14 dioceses que integram 874 paróquias. Dados aproximados contabilizam no Estado:
8.740 catequistas;
4.252 religiosas de vida consagrada;
1.756 presbíteros, sendo 1.196 padres diocesanos e 560 das congregações e ordens religiosas;
519 irmãos de vida consagrada;
283 diáconos permanentes casados,
225 seminaristas maiores,
439 institutos de educação católica,
332 entidades beneficentes,
34 santuários diocesanos ou regionais.
O atual Episcopado Gaúcho
Os dados divulgados pelo professor traçam também o perfil do episcopado do Estado, que conta com 37 bispos, 17 titulares, três auxiliares e 17 eméritos. De todo o episcopado, 28 nasceram no Rio Grande do Sul e entre os outros nove, são três catarinenses, três paranaenses, dois paulistas e um italiano.
O estudo mostra ainda que outros 26 bispos nascidos no Rio Grande do Sul estão trabalhando em outros regionais da CNBB. O episcopado brasileiro tem atuais 467 bispos vivos sendo 54 gaúchos, o terceiro maior grupo.
Texto e foto Divulgação CBNN Regional Sul 3
Σχόλια