top of page

ArquiSM celebra ordenação diaconal de seminaristas

Na manhã deste domingo (16), a Santa Igreja recebeu 6 novos diáconos transitórios, ordenados no Santuário Basílica da Medianeira.



Na celebração foram ordenados os diáconos: Juliano Venturini, Maicon Marion, Cândido Julião Muvale, Elton Ricardo Macitela, Filipe Gomes de Freitas, Tobias Zeni Grando, que receberem de Dom Leomar Antônio Brustolin a imposição das mãos e a prece de ordenação, que confere a graça sacramental e o ministério diaconal.

Durante a celebração do rito de ordenação, os jovens eleitos foram interrogados, manifestando sua livre decisão e abertura de coração para receber a Sagrada Ordem. E, simbolizando sua consagração total à Cristo, à Igreja e ao Evangelho, os ordenandos prostraram-se no chão enquanto a comunidade rezava por eles, entoando a Ladainha de todos os santos.

Já ordenados, os novos diáconos receberam as vestes litúrgicas e vestindo a estola diaconal e a dalmática, eles se preparam para estar a serviço do povo de Deus.

Em seguida, os diáconos foram cumprimentados por Dom Leomar com um abraço e acolhidos ao presbitério pelo clero ali presente.

Durante a celebração Dom Leomar relembrou:

"Para atender as necessidades de viúvas e pobres da Igreja nascente é que o ministério do diaconato surgiu, esquecer essa própria característica da diaconia é simplesmente desconhecer a própria identidade do Sacramento recebido. E vós caríssimos irmãos, que após a imposição das minhas mãos e através da oração consecratória vos tornareis diáconos da Igreja para sempre, recordai que o Espírito descerá sobre vós, o vosso corpo será sombreado pela imposição das mãos, para que todo vosso ser seja iluminado pela claridade do Espírito, sereis acolhidos e tomados pelo Espírito como a Virgem Maria assim o foi, para que possais repetir os gestos e palavras de Jesus à todos os que vos forem confiados no caminho.”




header.all-comments


bottom of page