top of page

Arquidiocese de Santa Maria apresenta novo nome jurídico

No dia 14 de fevereiro de 2023 ocorreu a troca do nome jurídico da Arquidiocese de Santa Maria. A alteração: Mitra Metropolitana passou a ser chamada de Mitra Arquidiocesana.


Mitra Arquidiocesana


É a pessoa jurídica da Arquidiocese de Santa Maria. É uma Entidade de direito privado, sem fins lucrativos, de finalidade religiosa, reconhecida de utilidade pública por sua própria natureza, tendo seus estatutos corporificados no Código de Direito Canônico, reconhecido civilmente por força do Decreto 119-A, de 7 de janeiro de 1890. A mitra é o órgão responsável pela administração do patrimônio da Arquidiocese, bem como dos patrimônios das Paróquias, Seminários e outros que lhe são afetos.


Cúria Metropolitana


É o órgão administrativo da Arquidiocese, constituído pelas autoridades que coordenam e organizam o funcionamento da mesma. É, geralmente, vista como o governo da Igreja. Cúria no latim medieval significa "corte" no sentido de "corte real", sendo que a Cúria Romana é a corte papal, que assite o Papa nas suas funções. A cúria arquidiocesana é a sede da Arquidiocese, na qual se realizam diversos trabalhos de Evangelização. Nesse espaço, funcionam alguns setores relevantes para uma boa evangelização.

Fazem parte: Ecônomo Arquidiocesano, Chancelaria, Arquivo Histórico, Assessoria de Comunicação, Setor de Contabilidade, Setor Financeiro, Departamento de Recursos Humanos, Secretaria Executiva de Pastoral e Tribunal Eclesiástico.






コメント


bottom of page